Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Manteiga Ghee (Manteiga clarificada)


Há já uns tempos que procurava a Ghee sem a encontrar. E sempre que lia sobre ela, a curiosidade de a ter e experimentar aumentava cada vez mais. Até que me surgiram alguns vídeos de como fazê-la em casa e lancei-me à aventura! E correu muito bem, é muito mais fácil de fazer do que se possa pensar à partida!
Eu escolhi fazer a técnica usada neste video. Ele usa manteiga feita em casa, mas pode usar de compra. Eu escolhi a Mimosa sem sal, é muito importante que seja sem sal.
Na primeira fotografia que aqui partilho, pode ver uma colher de pau com uma "massa branca". Isso é tudo o que queremos retirar da manteiga. Toda a lactose e toxinas presentes na gordura, obtendo assim um liquido dourado e transparente como podem ver na fotografia de baixo. Eu usei um coador, mas como tinha uma malha larga, cobri com uma compressa e coei assim e funcionou muito bem. Não precisam de guardar no frigorífico, pois não rança, mas, no frigorífico solidifica, caso lhe dê mais jeito usa-la sólida, então guarde-a lá.
Mas para perceber melhor o que é a Ghee e para que serve, vou partilhar consigo, um texto sobre a Ghee do Instituto Ahau, um instituto de formação de terapeutas em diversas áreas direccionadas para o bem estar, a paz interior, a harmonia e o equilíbrio do ser humano. 

"É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. (...)

O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.

(...) Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e é lubrificante, aumentando a flexibilidade.

OBSERVAÇÕES:
1- Quando dourar temperos no ghee, tenha-os à mão, pois, uma vez aquecido, ele atinge rapidamente temperaturas bem altas.
2- Evite deixar cair água no ghee quente, pois esta combinação pode respingar gordura quente de forma perigosa.
3- A temperatura do ghee para frituras deve ser médio-baixo e estará no ponto quando dourar o alimento em 1 minuto. Não coloque muitas porções de uma só vez, pois isto fará com que ele se esfrie e o resultado pode não sair satisfatório.
4- Pode-se utilizar o ghee para frituras várias vezes, sem saturar. Basta filtrá-lo após o uso.
5- Depois de pronto o ghee pode ser temperado, misturado a ervas, aromatizado a gosto ou simplesmente puro. É delicioso para passar no pão, adicionar a pratos frios, para o preparo de massas, refogados e frituras."



Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imprimir