Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Azevias de grão


Ingredientes para o recheio:

  • 1 kg de grão cozido
  • 700 gr de açúcar
  • Casca de 2 limões pequenos
  • 3 gemas
  • 2 paus de canela
Ingredientes para a massa:
  • 500 gr de farinha
  • 2 colheres de sopa de banha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cálice de aguardente
  • 1 colher de café de sal grosso
  • Água morna q.b
Preparação do recheio:
Retire a pele do grão e reduza-o a puré. Em lume brando, leve o puré com a casca dos limões e os paus de canela. Acrescente o açúcar e envolva bem mexendo sempre até atingir o ponto estrada.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e junte as gemas batidas, deixando cair em fio e mexendo sempre. Leve novamente ao lume, até começar a ferver. Retire do lume e reserve.

Preparação da massa:

Derreta as gorduras, sem as deixar ferver. Numa tigela, coloque a farinha e faça uma cova para onde deitará as gorduras, a aguardente e o sal. Misture bem e aos poucos vá acrescentando a água morna até que se forme uma bola uniforme e que não cola nas mãos. Sove bem a massa para que perca todas as imperfeições.
Deixe a massa descansar num ambiente quente e tapada.

Estenda a massa o mais fina possível e recheie com colheradas do preparado anterior. Dobre a massa sobre este recheio como se de rissóis se tratassem e corte em meias luas. Em seguida conforme se a massa ficou bem fechada e frite em óleo ou azeite quente.
Quando fritas, passe-as por uma mistura de açúcar e canela.



Nota/Sugestão: Pode optar por fazer a massa na MFP, procedendo da mesma forma com a água, que deverá ser acrescentada aos poucos esperando que envolva totalmente na massa antes de voltar a acrescentar.
O grão, é fácil de descascar depois de cozido, basta aperta-lo entre o polegar o o indicador que se solta facilmente. Se tiver crianças, aproveite agora as férias delas para as colocar a fazer esta tarefa, pois elas vão adorar!
O recheio também poderá ser feito com antecedência e guardado no frigorífico ou até mesmo congela-lo.
As azevias depois de prontas, também poderão ser congeladas. Antes de as fritar, com a massa ainda crua, disponha-as num tabuleiro de modo a que não se toquem e congele. Depois de congeladas, retire-as para um saco, e deste modo já não colarão umas nas outras.
Na hora de as fritar, faça-o ainda com elas congeladas.

5 comentários:

  1. O interior está fantástico, mesmo muito guloso!

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi mas estava a pensar fazer este ano. Aqui está uma receita inspiradora. Só de gila é que comi. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aí Silvia é 12.15 achas bem eu andar a ver estas iguarias e depois digo como hoje de manhã estou uma baleia.........

    Vou gamar a receita e tentar sim tentar fazer no sábado porque no domingo tenho o almoço de "tias"

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  4. tambem congelo as minhas,so não tiro a casca do grão.. amanha tenho que começar a fazer mas de batata doçe...

    ResponderEliminar
  5. Queida Paula! Sei bem o que sentes porque eu bem tento acabar com os doces aqui em casa mas depois olho para o lado e só vejo coisas tentadoras e tenho de fazer. Eu não tenho culpa, eu sou tentada primeiro e para que ninguém se fique a rir de mim, venho tentar tb os outros ;D
    Beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir