Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bolo de leite (e bolo de leite com chocolate)


Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 300 gr de açúcar
  • 150 ml de leite morno
  • 230 gr de farinha
  • raspa de um limão ou laranja
  • 1 colher de chá de fermento
Preparação:
Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a raspa de limão ou laranja e o leite alternando com a farinha, á qual se misturou o fermento.
Acrescente agora as claras em castelo, envolvendo com cuidado, para que não percam ar.
Deite numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno a 180ºc, durante cerca de 50 a 60mn. Deixe arrefecer dentro do forno fechado.

Para a "versão" com chocolate, basta acrescentar 3 a 4 colheres de sopa de chocolate de culinária em pó, depois de juntar a farinha e antes de acrescentar as claras.Nota: A parte mais escura que se vê no interior do bolo, é massa mal cozida e por isso abateu um pouco como se pode ver também no exterior do bolo. Isto deveu-se á pressa que tinha de o preparar pois o tempo era pouco.
Foi recheado com chatilly, á qual adicionei corante vermelho e aroma de morango. Ficou delicioso e fez uma combinação com o chocolate que ficou muito boa.
Pode optar por juntar morangos frescos. Não o fiz pois como se destinava sobretudo ás crianças, achei que poderia sempre haver quem não gosta-se de morangos ou mesmo de fruta nos bolos.

4 comentários:

  1. Ficou um belo bolinho, pra mim está óptimo hehe. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito o bolinho da tua cachopa e só te digo que agora ía uma bela (grande) fatia de bolinho e um smo que já estou cheia de fome.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Sissa!

    Suponho que este bolo foi para celebrar o aniversário da tua menina. Parabéns para ambas e parabéns pelo bolo que está lindo e certamente delicioso.:)
    Tu tens jeito para bolos de aniversário e não só. Gostei!

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    O bolo ficou muito bonito, Parabéns!!!
    Olha e como fazes a parte de cima? Eu geralmente compro os bolos porque não tenho forno e no micro-ondas, não é a mesma coisa.
    :(
    Bjs e parabéns para a menina!!

    ResponderEliminar

Imprimir