Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mousse de chocolate e café

Adoro esta mousse! O meu pai já a fazia quando eu era pequena e adorava!

Quando cresci e começei a meter a "mão na massa", tratei de a recriar, já que o meu pai sempre a fez a olho! Deve ser dele que vem também a minha mania de fazer a grande parte das receitas no olhómetro. Gosto muito, fica mesmo a saber a café e de consistência durinha, não fica liquida!

E a mousse, por pouco ficava sem fotografia, esta é da tacinha da minha filha, que as nossas já tinham ido!!!


Ingredientes:



  • 200 gr de chocolate de culinária


  • 120 gr de manteiga (usei vaqueiro liquida)


  • 120 gr de açúcar


  • 5 ovos


  • 1 cálice de licor de café (opcional)


  • 1 colher de sopa bem cheia de Nescafé (o próprio pó, não o café já feito)

Preparação:


Parta o chocolate em bocados, junte a manteiga e leve ao lume em banho- maria até derreter. Vá mexendo com uma vara de arame. Entretanto, separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Junte o açúcar ás gemas e bata bem. Quando o chocolate estiver derretido, acrescente a colher de sopa do pó de Nescafé, mexa bem para desfazer e em seguida junte o licor de café. Em seguida junte esta mistura do chocolate, ás gemas , mexa bem e incorpore as claras em castelo sem bater, envolvendo com uma colher. Distribua por tacinhas ou deite tudo numa taça grande e leve ao frigorifico por algumas horas.


NOTA: De referir que esta mousse, sem a adicção do Nescafé (ou outro café solúvel) e o licor, fica uma receita de chocolate normal, por isso quem não apreciar a mistura pode fazer sem estes dois ingredientes que fica optima na mesma!

5 comentários:

  1. Eu não aprecio café mas o meu B. adora mousse com café, vou ter que fazer esta receita para ele. Obrigado pela partilha. Deve ter ficado óptima. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga vou-te apertar o pescoço rsrsrs aí que maravilha.

    Já apertei, sentiste?????

    Agora é hora da pedinchice onde compras estas farinha para as arepas???
    Me diga vá rsrsrsrsrrs.

    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Nossa, que delícia de mousse! E bem simples de fazer. Eu adoro mousse de consistência durinha.
    Obrigada por dividir com a gente!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderEliminar
  4. Deve ser muito boa, tenho que experimentar.

    Dispenso é o licor de café, faz diferença?

    Adoro doces com café por isso a tua mousse ficou-me nos olhos.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  5. Adoro café, mas não gosto nada de comidas, doces, rebuçados com café.
    Posso tirar não é?
    Bj
    Helia
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Imprimir